(Iniciante)

Uma das perguntas que mais recebo das pessoas que começaram a conhecer a Cabalá é: por onde começo a estudar?

A primeira sugestão que eu daria é que, pelo menos no começo, você não tente estudar de maneira auto-didata ou apenas lendo livros (como eu falei nesse post – LIVROS BASE DA CABALÁ). É preferível que você encontre uma escola ou professor, e faça o curso inicial que for oferecido. Aqui em meu site você pode encontrar o curso de iniciantes que eu ofereço e, se quiser, pode adquiri-lo juntamente com os dois próximos módulos (intermediário e avançado – Curso Cabalá Completo).

Se por algum motivo você optar por ser auto-didata, uma dica: tome cuidado para não estudar “sobre” a Cabalá, em vez de estudar a Cabalá propriamente dita. Há muitos livros que oferecem análises extremamente boas e bem elaboradas “sobre” a Cabalá, mas que não vão te ensinar sequer os conceitos mais fundamentais dela. Sendo assim, se realmente você optar por não estudar com um professor ou escola, sugiro que comece lendo sobre os conceitos básicos da Cabalá. A minha sugestão dos temas a serem estudados seriam:

– O que é a Cabalá, breve histórico da Cabalá (incluindo as personalidades e obras mais importantes) e objetivos do estudo da Cabalá (não foque apenas nisso, pois, caso contrário, como dito, você estará estudando “sobre” Cabalá, mas não Cabalá)

– Estudados os pontos acima, comece a estudar os conceitos fundamentais da Cabalá: Deus e a manifestação do divino, mundos e criação do Universo (incluindo a Árvore da Vida), a criação do homem e seu papel na Criação, a alma e seus níveis, origem do mal e, por fim, o sentido da vida.

Debruçando-se sobre esses tópicos você já terá todos os conceitos básicos e fundamentais para conhecer a Cabalá e, a partir daí, é mais uma questão de aplicar isso em sua vida do que de estudar. Obviamente você pode – e deve – continuar estudando, mas a base já terá sido construída.

Para os que aceitarem minha sugestão inicial de buscar um mestre e/ou escola, não deixe de conferir os artigos com dicas para escolher um bom professor ou escola de Cabalá (LINKAR) e também sugestões de como se portar como aluno para que seu aprendizado renda mais (LINKAR)

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}